Experiência RPG

O que é o RPG?



Apesar das iniciais nos remeter a um estilo de jogo, aqui o RPG é a abreviação de Rio PUC Games, um projeto dos alunos de graduação, coordenado pelo professor Leonardo Cardarelli, que tem interesse no mundo dos jogos tanto analógicos quanto digitais. A equipe falou conosco sobre o processo de criação dos jogos, a importância do trabalho em equipe e explicaram que a metodologia para criar um jogo digital e um analógico são bem parecidos. Nos fora presentados alguns do jogos que fizeram, entre eles estavam o Física Para Heróis, Owy e o Quarins que são abertos ao público! Você pode baixá-los e experimentá-los!


Jogo: Física Para Heróis
Disponível em: https://rpgriopucgames.itch.io/fisicaparaheroisvol1


Owy
Jogo: Owy
Disponível em: https://rpgriopucgames.itch.io/owy


Jogo: Quarins
Disponível em: https://rpgriopucgames.itch.io/quarins


Assim que nos foi esclarecido todo o processo de criação, começamos uma dinâmica para criar nosso próprio produto a partir de um baralho que a equipe RPG criou. Formamos grupos de quatro pessoas, e logo em seguida, recebemos três cartas que possuíam temáticas diferentes para ser nosso ponto de partida, e com isso deveríamos escolher apenas duas para iniciar a dinâmica. Meu grupo escolheu a carta de deuses e a carta de jogos de carta, daí produzimos um jogo sobre batalhas entre deuses. Basicamente, era um baralho que continha vários deuses e seres mitológicos diferentes e as mesmas foram dividida sem três categorias: deuses, heróis e criaturas, tendo nessa ordem, um vantagem sobre o outro e cada um com seu respectivo atributo: fogo, água, terra, ar, luz e trevas. Cada atributo teria vantagens e desvantagens sobre outros, como por exemplo a água, que teria vantagem sobre fogo, mas desvantagem sobre a terra.



Simulação de uma das cartas do jogo criado pelo grupo


Eu achei a experiência muito didática pois tenho interesse na carreira dos jogos. Uma das coisas que aprendi foi que o desenvolvimento de jogos não se limita apenas ao mundo digital, já que tabuleiros e cartas ainda se fazem presentes no entretenimento. Eu acreditava que a produção de um jogo digital era muito diferente da produção de analógico. Na verdade, ambos os processos demandam tempo no desenvolvimento, na complexidade, nas regras, nos modelos, entre outros componentes que formam um game. Além disso, é necessário que haja sempre a comunicação entre a equipe de desenvolvimento para que nada dê errado no final do projeto, pois cada um consegue visualizar pontos diferentes que podem melhorar na construção do mesmo.


Para conhecer mais sobre o RPG, você pode acessar o site deles nesse link.