Interfaces de Voz

Acredito que todo mundo já utilizou uma interface de voz em algum momento. Se acha que não faz ideia do que é isso, é só pensar por exemplo em "OK Google" ou "Hey Siri". Uma das aulas foi a palestra do Rodrigo Santos, da globo.com, e ele abordou sobre essas interfaces.

Interfaces de voz são mecanismos utilizados para facilitar a vida do usuário, agilizando buscas e pesquisas, organizações pessoais e são muito utilizadas, por exemplo, em serviços de telefonia para redirecionar o cliente para um setor específico.

Por conta da popularização desse serviço, cada vez mais tem sido aperfeiçoado a voz que aquela interface possui, tornando sua fala mais próxima a humana, ou seja, a sonorização, intensidade e qualidade vocal está se tornando praticamente idêntica a uma pessoa de verdade


Disponível em: https://news.supergeeks.com.br/tecnologia-de-voz-de-empresa-chinesa-torna-muito-mais-f%C3%A1cil-usar-um-smartphone-76890c5b1da9


Tendo em vista esse tema, um dos exercícios que fizemos foi o da Persona, no qual deveríamos criar uma personagem que protagonizasse um serviço fictício. No meu caso, eu criei o Luci, um jovem britânico com muita empatia que já viajou por todo o globo. Sua função é auxiliar na devolução e/ou no pedido de reembolso de algum produto. Fiquem com a ilustração que fiz dele:




Eu adorei criar minha própria persona, foi um dos exercícios mais legais que fiz, porque pude exercitar uma simulação de um produto para ajudar alguém (que é o que venho falando do meu objetivo como designer). Achei essa aula muito didática, não sabia que esse serviço havia crescido tanto no mercado, e como as interfaces estão cada vez mais melhorando-os para torná-lo mais agradáveis ao público ao humanizar cada vez mais as vozes. Realmente é muito fácil imaginar um futuro onde a maior parte do que faremos será com o auxílio das interfaces de voz com tamanho avanço e popularização do serviço.