Princípios de Design
Uma das aulas contou com a palestra de Diogo Cabral, da globo.com, abordando a temática do "princípios do design".Esses princípios consistem em dez tópicos essenciais para orientar uma experiência de uso superior.
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Disponível em:https://inoveimpressao.com.br/index.php/2018/05/09/porque-o-design-grafico-e-importante-para-as-empresas-no-mercado-atual/ |
Os tópicos eram:
- O básico é fundamental"Entendemos os recursos básicos de design como sendo a utilização do espaço, através de grids, a tipografia e o uso de cores."
- Simplicidade e foco"É importante não se perder querendo implementar mais informações se afastando do objetivo principal."
- Movimento é linguagem"Use o movimento com propósito bem definido, entendendo sua função é empoderar uma ação, função ou fluxo."
- Respeito ao conteúdo"O conteúdo é parte fundamental da experiência. Cada conteúdo tem suas particularidades."
- Transparência e honestidade"A experiência do usuário deve ser transparente e honesta. Se o produto/serviço faz uma decisão ou pede alguma informação, é preciso explicar o porquê e para quê."
- Respeito aos recursos"As soluções de design precisam entender o contexto de recursos do usuário, como conectividade, velocidade disponível, bateria e usá-lo de forma apropriada."
- Performance é a resposta"Não existe gap entre experiência desejada e a praticada."
- O design é multi-contexto"Os usuários transitam por uma complexidade de contextos, devices e interfaces. As soluções precisam ser escaláveis para diversos dispositivos."
- Design é paramétrico"Uma solução é constituída por parâmetros. É fundamental entender, observando os contextos devidos, quais parâmetros podem ser estendidos e/ou potencializados por inteligências de máquinas."
- Design é tecnologia"Toda solução eficiente de design é uma solução eficiente da tecnologia. A única experiência é a real, não a projetada. Designers são agentes da tecnologia."
Essa aula foi uma das mais didáticas na minha opinião, pois esses tópicos são úteis na hora de pensar e criar um serviço para o consumidor final, já que desde o processo de criação até a entrega do produto devem ser o mais claro, útil e coerente possível. Cada um deles possui peso equivalente no processo de desenvolvimento de um produto e, acredito que sem um deles, a experiência do usuário possa no final ser negativa, pois cada um assegura pontos fundamentais da criação e da relevância.
Nota: Esses dez itens listados estavam presentes no slide apresentado em aula, sendo apenas uma anotação feita em meu caderno. Portanto, deixo claro que o conteúdo da lista não é meu, tampouco tenho intenção de torná-los minha propriedade. Sendo assim, deixo os créditos ao autor do slide: Diogo Cabral.