Riobotz e Realidade Virtual e Aumentada

Em uma das aulas, recebemos a equipe Riobotz, e a palestrante sobre realidade virtual Liana Brasil. Os primeiros a apresentar foi a equipe de robótica da PUC, a Riobotz, e eles conversaram conosco um pouco sobre quem são e o que fazem. 

A Riobotz é uma equipe formada por alunos de graduação e pós-graduação de diversas áreas e professores da PUC-Rio. Eles realizam projetos na área mecânica de otimização, sistemas de locomoção e atuadores e, apesar de terem desenvolvido sistemas para a área médica, militar, petrolífera e energética, seu maior foco são os robôs de combate. Para saber mais sobre a equipe, acesse esse link.


Minotauro - RioBotz
Robô de combate - Minotauro
Disponível em: https://www.riobotz.com/combate


Seus robôs de combate já foram campeões em diversas competições de Batllebots, inclusive, já fizeram aparições em campeonatos importantes nos EUA, com direito a exibição na televisão! Confira as cenas:





Além dos robôs de combate, também foi apresentado o robô humanoide que fizeram, programado para dançar.




Depois da palestra da Riobotz, a convidada Liana Brasil falou um pouco sobre realidade virtual e a aumentada. Entende-se a Realidade Virtual como uma simulação tridimensional de cenários reais ou fictícios, com uma interação visual e/ou sensorial, geralmente usamos os visores e um tipo de "controle" na imersão.

Disponível em: https://www.agenciarox.com.br/realidade-virtual/realidade-virtual-vs-aumentada-conheca-todas-as-particularidades-mesmo/


Já a Realidade Aumentada é aquela na qual utiliza-se um dispositivo com câmera, que captura a imagem do ambiente e projeta em sua interface algo que não está no ambiente real, podendo interagir com ele. Basicamente, é a união entre o real e o virtual.


Pokémon Go
Disponível em: https://exame.abril.com.br/tecnologia/o-que-e-realidade-aumentada-chave-do-sucesso-de-pokemon-go/


Essa aula foi muito divertida, vimos diversos projetos e batalhas da equipe Riobotz e também tivemos a oportunidade de ver pessoalmente o humanoide funcionando, e foi incrível entender como ele funciona. A palestra da Liana também foi muito didática, pude entender de forma bem clara e simples a diferença entre a Realidade Virtual e a Aumentada, ainda mais com os exemplos dados.