Técnicas e Projetos de Animação

Se você gosta de animação e quer trabalhar na área, acredito que vai gostar dessa postagem!

Em uma das aulas recebemos a equipe do Núcleo de Arte Digital e Animação (N.A.D.A.) que conversou conosco sobre técnicas de animação e programas que podem ser utilizados para realizar o trabalho. Para conhecer mais sobre a equipe, você pode acessar esse link.


Nenhuma descrição de foto disponível.
Logo do N.A.D.A.
Disponível em: https://www.facebook.com/nadapucrio/photos/a.153291318052399/1872589886122525/?type=1&theater


Nessa palestra, foi abordado as técnicas utilizadas para fazer animação, são elas:
  1. Tradicional: é aquela na qual você desenha à mão quadro por quadro;
  2. Stop Motion: é aquela na qual cada quadro é  moldado e registrado por fotografias de modelos reais;
  3. Recorte: é a aquela na qual utiliza-se personagens, objetos e cenários são recortados para fazer a animação, geralmente é utilizado o stop motion para realizar as cenas;
  4. Vetorial: é aquela na qual os desenhos são feitos em programas que utilizam cálculos matemáticos para formar a imagem;
  5. 3D: é aquela na qual os personagens, objetos e cenários são feitos em programas específicos, dando um aspecto tridimensional a animação;
  6. Vidro: é aquela na qual a animação é feita a partir de desenhos e/ou pinturas feitas em vidro;
  7. Pixilation: é uma animação que utiliza modelos vivos para realizar a cena, e é feita com a técnica do stop motion;
  8. Rotoscopia: é aquela na qual um modelo humano é filmado e, a partir dessa captura, é feito desenhos por cima dos movimentos.
Também foi levantada a questão da programação e passo a passo a serem seguidos durante o processo da criação de uma animação, que são: o briefring, que é quando se busca as informações do que o cliente deseja; a conceituação do projeto; o concept art dos personagens, cenários e objetos; o rigging, que é uma animação mais "esquelética dos personagens (inclusive muito valorizado no mercado de trabalho); o storyboard, que é a sequência seguida do enredo durante o processo de animação; o animatic, que é o "demo" criado com o storyboard e algum efeito sonoro, enquadrando cena e som; a sincronização musical, que é inserido na animação durante o processo final e a finalização, que é quando você termina todo o trabalho e realiza pequenos ajustas finais no seu projeto.

Depois dessa breve explicação, a equipe mostrou uma das animações que participou do festival Anima Mundi feita por eles!




Eu gostei muito dessa aula, porque pude ver como a animação pode ser simples ou complexo dependendo do trabalho que for feito. Cada pessoa na equipe é importante já que cada um irá ajudar no conceito, no concept art, no storyboard, etc, até chegar no resultado maravilhoso no final. A animação é um dos maiores exemplos de que é necessário trabalhar em equipe, e que esse trabalho ajudará a chegar no melhor resultado no fim, e que com certeza trará muito orgulho aos envolvidos e muita euforia ao público.