"Vestíveis digitais"

Você consegue imaginar uma roupa que muda de forma dependendo de como te olham? Utilizaria um casaco que possui um aquecedor? Ou ainda, usaria uma roupa feita em impressão 3D? A aula com a palestrante Maria Eloisa Conceição foi sobre como as tecnologias, por exemplo a impressão 3D e a eletrônica, podem se unir à moda de forma inteligente e inovadora.

A palestra contou com a apresentação de quatro projetos: Caress Of The Gaze, Loomia Eletronic Layer (LEL)100 Eletronic Art Years e Kinemactis Dress

Caress Of The Gaze, produzida pela Behnaz Farahi, é um wearable (ou seja, uma "tecnologia vestível"), feito a partir de uma impressão 3D com um visor implementado, capaz de detectar quem é a pessoa que está te observando e como o está fazendo. Você pode vê-lo funcionando através desse link.


Disponível em: http://behnazfarahi.com/caress-of-the-gaze/

O Loomia Eletronic Layer, desenvolvido pela Maddy Maxey, é uma tecnologia criada para ser integrada em produtos têxteis, com circuitos capazes de iluminar e esquentar a vestimenta.


Light.gif
Disponível em: https://loomia.com/our-products

100 Eletronic Art Years foi um projeto comemorativo feita pela Maggie Orth, o qual consiste em um tecido feito com fios termo-condutores, que mudam de cor dependendo do padrão que o software cria.




Kinemactis Dress, desenvolvido pela Jessica Rosenkrantz, é um vestido feito com impressão 3D pensado no conforto e no movimento de um vestido normal. Ele possui um design pensado justamente na naturalidade que uma roupa deve ter.


twirl-128colors4.gif
Disponível em: https://n-e-r-v-o-u-s.com/projects/albums/dress-in-motion/

Gostei muito dessa aula, porque pude ver como o design é capaz de revolucionar a área da moda (mesmo ela que está sempre inovando) com as tecnologias disponíveis. Consigo facilmente imaginar daqui alguns anos as novas tecnologias sendo integradas também, já que as possibilidades são infinitas tanto na estética quanto na função e isso é muito importante a ser pensado pelos designers de hoje e do amanhã, pois poderão ajudar a pensar e solucionar os problemas, tanto os que ainda existem, quanto os que estão vir.